Moov&Smile da Siel Bleu

Rede Siel Bleu: países já estabelecidos

sorriso de siel bleu

Os países onde a Siel Bleu intervém são uma oportunidade para qualquer novo responsável de projeto. Permitem-nos compreender e analisar as melhores práticas a adoptar, a fim de as adaptar às especificidades de cada nova estrutura que se inicia. Descubra a sua história e aproveite a sua vez para divulgar a Actividade Física Adaptada e espalhar mais sorrisos!

Associação Federation Siel Bleu

Em França, a Associação Siel Bleu

sorriso de siel bleu

A Associação Siel Bleu foi criada em 1997, em França e mais precisamente em Estrasburgo. Como é que surgiu a Associação? Como é que surgiu a ideia? É aqui que lhe explicamos tudo sobre a Associação Siel Bleu.

Bandeira de França

Um pouco de história

Jean-Michel Ricard e Jean-Daniel Muller, os futuros fundadores do Siel Bleu, eram ainda estudantes no STAPS(Ciênciase Técnicasdas AtividadesFísicase Desportivas) quando descobriram o receio dos residentes em lares de idosos de correr riscos ou de fazer exercício.

Durante o programa, estabelecem relações fortes com eles e propõem-lhes atividades físicas adaptadas e divertidas.

Após uma experiência de seis meses em 12 lares de idosos da região do Baixo Reno, a Associação Siel Bleu foi criada em 1997 para oferecer os seus serviços à escala nacional.

homem que corteja o desporto

Desenvolvimento

No início da aventura, a Associação Siel Bleu interveio principalmente nos lares de idosos e espalhou-se por toda a França, em todos os departamentos.

Através de encontros, demonstrações e candidatura a fundos, a Associação Siel Bleu desenvolveu-se através de cada Sielbleusien para estabelecer ligações à escala local, regional e nacional. Pouco a pouco, a Associação Siel Bleu está a crescer e a desenvolver os seus tipos de sessões de acordo com as necessidades da sociedade: pessoas que sofrem de doenças crónicas e patologias específicas (cancro, doenças cardiovasculares, etc.), pessoas com deficiência, jovens seniores, cuidadores e profissionais de cuidados, pessoas que sofrem de insegurança social, trabalhadores ou todos os tipos de pessoas vulneráveis: reclusos, migrantes, etc.

Acessibilidade geográfica e financeira são as palavras-chave da Associação Siel Bleu.

Porque a saúde é um direito e não deve ser um luxo, a Associação Siel Bleu acompanha qualquer pessoa em situação de fragilidade.

pictograma curvo

Expansão nomeadamente através de

• Individuais: ao domicílio
  • Cursos de grupo criados através das mútuas e dos seguros de saúde complementares, dos actores locais e regionais: municípios, CPAM, CCAS, etc.
  • Siel Bleu em ação
mulher alongamento

Para saber mais sobre as boas práticas resultantes do estudo de caso da Associação Siel Bleu (fase 1 do projecto Moov&Smile), deixe-nos o seu endereço electrónico para ser avisado assim que o nosso livro branco for publicado:

A Associação Siel Bleu France é hoje

• 760 profissionais qualificados
  • 40 000 sessões por semana
  • Mais de 200 000 beneficiários por semana
  • Intervenções em 10 000 locais
pictograma +

O seu pequeno toque extra

• Siel Bleu Índice de Igualdade de Género : 99/100 (A Siel Bleu está investida na ODD)
  • Projecto Ecohealth reduzir o impacto das alterações climáticas, promovendo a retoma das deslocações a pé e de bicicleta para uma mobilidade ativa e sustentável entre os beneficiários autónomos durante os nossos programas em grupo
  • Projeto de prevenção do deserto lutar contra os desertos médicos e permitir o acesso às sessões
  • 40 000 horas em casa : sessões ao domicilio duplicaram em 2021
homem com uma máscara a fazer um exercício com uma bola vermelha

Na Bélgica, a organização sem fins lucrativos GymSana

sorriso de siel bleu

GymSana é a entidade belga de Siel Bleu.

O nome da associação é uma exceção?

De fato, na Bélgica, o nome da estrutura é diferente. A escolha deste nome foi adoptada para estar em consonância com o multilinguismo do país.

Bandeira da Bélgica

Um pouco de história

A GymSana foi criada em 2008 através de um encontro entre Thierry, Jean-Daniel e Jean-Michel. Convencido da causa que a Associação Siel Bleu defende, mas também dos seus valores, Thierry quis criar esta iniciativa na Bélgica.

O desenvolvimento do GymSana mostra que o significado das palavras é importante de um país para outro e que é importante adaptar o vocabulário de acordo com o país e as suas especificidades.

Desenvolvimento

Cada país tem as suas especificidades e este é um dos pontos fortes do Siel Bleu: a adaptação.

A GymSana seguiu um percurso de desenvolvimento diferente do da Associação Siel Bleu em França. De facto, na Bélgica, as residências senior, têm um fisioterapeuta presente a tempo inteiro.

Por conseguinte, o GymSana explorou outras vias de desenvolvimento e de intervenção com os municípios, os convites à apresentação de projectos, etc.

O trabalho das candidaturas a fundos, com ou sem êxito, permitiu que o GymSana se tornasse pouco a pouco conhecido. Apoiar-se numa instituição de referência que possa dar credibilidade às suas ações, às suas fontes de financiamento e de informação é uma boa prática a ter em conta. GymSana é nomeadamente vencedor do prémio "Off Track" da Fundação Rei Balduínoque lhe atribuiu o prémio de empresa social inovadora. O GymSana é atualmente reconhecido como um actor-chave no domínio da prevenção da saúde.

• Casas de repouso
  • Centros de dia
  • Associações
  • Ao domicilio

• Ginástica sentada
    Prevenção de quedas a partir de uma posição sentada
  • Ginástica ligeira
    Prevenção de quedas (em instalações municipais e comunitárias)
  • Ginástica ativa
    Prevenção de quedas a partir de uma posição sentada (em instalações comunitárias ou associações)

Para saber mais sobre as melhores práticas resultantes do estudo de caso sobre a criação e a sustentabilidade do GymSana (fase 1 do projecto Moov&Smile), deixe-nos o seu endereço electrónico para ser avisado assim que o nosso livro branco for publicado:

GymSana hoje é

• Intervenções na Valónia e em Bruxelas-Capital
  • 17 profissionais qualificados
  • 2 500 beneficiários por semana
  • 8 900 horas por mês em 2019
  • 231 sítios, incluindo 121 municípios

O seu pequeno toque extra

• No âmbito do "Plano de cuidados integradosA GymSANA é parceira e fornece AFA em 3 projetos PACT (Centro Hainaut), RéLIAN (Liège, Seraing) e BOOST (Bruxelas).
  • Abril de 2019: O Parlamento da Comunidade Francesa votou por unanimidade, incluindo todos os partidos políticos, uma resolução "para fazer da atividade física regular um instrumento de saúde pública".
  • "O meu calendário de fitness, eu mexo-me em casa pela minha saúdeé uma brochura destinada aos idosos sem computador ou Internet, que inclui 4 semanas de exercícios ligeiros. Esta brochura foi concebida para lutar contra o fosso digital.
Arnaldina Sampaio, líder de projeto Moov&Smile Portugal

Quer começar a trabalhar connosco?

Na Irlanda, Siel Bleu Ireland

sorriso de siel bleu

10 de Setembro de 2010: data que marca a criação oficial de uma nova associação, a Siel Bleu Ireland!

Bandeira da Irlanda

Um pouco de história

A Associação Siel Bleu França foi reconhecida como uma Ashoka Fellow em 2006. Através desta rede, belos encontros levaram à criação da Siel Bleu Ireland em 2010.

O desenvolvimento da Siel Bleu Ireland baseou-se nos lares de idosos. Estes continuam a ser os principais parceiros da associação actualmente. O impacto e os benefícios das sessões trouxeram credibilidade, o que fez com que outros lares de idosos quisessem contactar a Siel Bleu Ireland e juntar-se à aventura.

Desde a sua criação, a Siel Bleu Ireland trabalhou com mais de meio milhão de lares de idosos e centros de dia, oferecendo programas para todos os indivíduos, independentemente das suas capacidades.

História Associação da Federação Siel Bleu

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Siel Bleu Ireland também se efectuou através de associações de doentes. Com efeito, constata-se que, na Irlanda, muitas pessoas sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Assim, em 2013, a Siel Bleu Ireland concebeu, em colaboração com uma empresa farmacêutica especializada em doenças respiratórias um programa de reabilitação baseado na comunidade para pessoas com DPOC e para aqueles que foram submetidos a reabilitação pulmonar.

É através do sucesso deste tipo de projetos que a Siel Bleu Ireland tem continuado a expandir-se.

Em função das necessidades do país, foram criados alguns projetos e o impacto das sessões permite que os beneficiários melhorem a sua qualidade de vida.

• Ao domicilio
  • Centros de dia
  • Associações de doentes
  • Grupos comunitários
pessoas idosas que praticam AFA sentado

Para saber mais sobre o estudo de caso que descreve o início da Siel Bleu Ireland (fase 1 do projecto Moov&Smile), deixe-nos o seu endereço electrónico para ser avisado assim que o nosso livro branco for publicado:

Siel Bleu Ireland hoje é

• 22 profissionais qualificados
  • 6.500 beneficiários por semana
  • 292 sessões por semana
  • 226 locais
  • Sessões em 20 municípios

O seu pequeno toque extra

• SielBleu em casa durante o covid :
    10 países/ 12 estados dos EUA/ 1,55 milhões de visualizações de vídeos/ mais de 30 aulas em direto por semana
  • Todos durante todo o ano de 2020, aSiel Blue Ireland apareceu em vários meios de comunicação social, incluindo imprensa escrita, online e na televisão nacional
  • SielBleu Ireland tinha uma rentabilidade de92%  antes do Covid
  • Media sociais : Com a introdução da Siel Bleu em Casa em 2020, aumentámos os nossosnúmeros" no Facebook em mais de 2.000 gostos e em quase 900 subscritores no YouTube.
duas mulheres idosas a praticar desporto

Em Espanha, a Fundación Siel Bleu

sorriso de siel bleu

Foi a identificação de uma oportunidade de ação social que permitiu à Fundación Siel Bleu estabelecer-se em Espanha a partir de 2012.

Bandeira de Espanha

Um pouco de história

Graças a estas ações sociais, cerca de quarenta centros de idosos e vinte lares de terceira idade descobriram as sessões Siel Bleu. A Fundación Siel Bleu, com sede em Barcelona, expandiu-se entretanto para seis outras comunidades autónomas de Espanha.

equipa siel bleu a saltar no ar

Desenvolvimento

A Fundación Siel Bleu concebe programas com uma abordagem preventiva que beneficia todas as pessoas, em qualquer idade e em qualquer fase das suas vidas.

Ao longo dos anos, a Fundación Siel Bleu tem vindo a trabalhar com lares de idosos e também com municípios. Tornar o exercício físico acessível através de uma metodologia simples e eficaz, utilizando recursos como parques sanitários, instalações municipais ou espaços ao ar livre, tem sido um caminho de desenvolvimento para a Fundación Siel Bleu.

Os agentes de prevenção intervêm também no domicílio e nas empresas e desenvolveram programas de formação em colaboração com o pessoal de enfermagem.

• Casas de repouso
  • Associações de doentes

Os seus programas em prática:

• Ginástica à volta da mesa
  • Ginástica em cadeira
  • Ginástica para portadores de doença de Alzheimer
  • Prevenção de quedas
pessoas idosas que praticam desporto

Para saber mais sobre as boas práticas resultantes do estudo de caso sobre a criação e a sustentabilidade da Fundación Siel Bleu em Espanha (fase 1 do projecto Moov&Smile), deixe-nos o seu endereço electrónico para ser avisado assim que o nosso livro branco for publicado:

A Fundación Siel Bleu é hoje

• 77 profissionais qualificados
  • 7 132 beneficiários por semana
  • 25 948 sessões em 2019
  • 226 locais
  • Cursos em 7 Comunidades Autónomas (regiões)

O seu pequeno toque extra

• FundaciónSiel Bleu organizou um flashmob para prevenir o sedentarismo entre os idosos numa exposição FiraGran, 2016
  • GetphY :já são 16 videoclipes produzidos para o laboratório Boehringer Ingelheim e em breve estarão disponíveis no Brasil e na Alemanha
  • 42 horas de formação virtualpara continuar a disseminar conhecimento e boas práticas aos profissionais de cuidados em lares de idosos durante uma pandemia.
  • Em 2020, a Fundación Siel Bleu organizou7 acções de formação virtuaissobre doenças músculo-esqueléticas para lares de idosos Domus Vi. Conseguiu formar cerca de 140 profissionais durante 42 horas de formação.
bola vermelha para massajar as costas

Na Suíça, GAPBleu Suíça

sorriso de siel bleu

Quando a dança e a música se fundem com a APASanté (Actividade Física Adaptada) e se tornam uma só!

Bandeira da Suíça

aula de dança

Lorenzo, responsável pelo GAPDance na Suíça, desenvolve aulas de dança para todos os públicos, mas também de Yoga e Pilates para seniores. Foi durante um encontro entre Jean-Daniel e Lorenzo em 2017 que surgiu uma oportunidade: criar uma nova filial na Suíça, acrescentando, para além das aulas de ginástica ligeira, uma prática de dança adaptada aos seniores. É o nascimento do GAPBleu na Suíça!

Desenvolvimento

Observação de Lorenzo: Na Suíça, neste momento, não existe, ou existe muito pouco, Atividade Física Adaptada à Saúde, nem dança para pessoas em situação de fragilidade.
Criado desde 2020, durante o período de covid, o GAPBleu está a ser desenvolvido em estabelecimentos médicos e sociais (EMS), edifícios protegidos (IEPA), municípios ou clubes para idosos. São propostos aos participantes programas de dança adaptada, bem como ginástica suave, ginástica sénior e mediação animal (zooterapia).

Atualmente, está a desenvolver o GAPBleu no cantão de Genebra e pretende alargar a sua atividade a outros cantões e oferecer o APASanté ao domicilio e nas empresas.

Lorenzo, membro da Siel Bleu na Suíça

Principais domínios de intervenção

• Estabelecimentos médicos e sociais (EMS)
  • Edifícios protegidos (IEPA)
  • Clubes de seniores
  • Cursos de interior em grupo

• InSeniores
    (em estabelecimentos médicos e sociais (EMS), edifícios protegidos (IEPA))
  • InSeniores
    (para seniores ativos, em aulas de grupo)
  • Dança de pares e solo adaptada
    (Salsa, Bachata, Merengue, Chacha, Rock, Madison, Charleston, etc... para seniores e seniores ativos)
  • Ginásio sénior
    (para seniores ativos, em aulas de grupo)

GAPBleu Suíça hoje é

• 5 profissionais
  • 150 beneficiários por semana
  • 30 programas de exercicio físico em lares de idosos

O seu pequeno toque extra

• Desenvolver as sessões de APASanté e acrescentar um toque de dança adaptada para uma melhor dinâmica de grupo, num ambiente de convívio e amizade!

Então, quer começar?

Na Índia, Siel Bleu Índia

sorriso de siel bleu

A Siel Bleu India é uma entidade da Siel Bleu criada há 2 anos.

Descubra sem mais demoras como começou a aventura e o ponto da situação da sua atividade.

Bandeira da Índia

Arnaldina Sampaio, líder de projeto Moov&Smile Portugal

Durante a pandemia de covid em 2020, Manish participou numa formação da Ashoka International sobre inovação e cuidados de saúde globais, em que  a Siel Bleu foi um caso de estudo.

A simplicidade e a eficácia dos programas desenvolvidos por Siel Bleu para ajudar os idosos a viver uma vida saudável e feliz tocaram e marcaram Manish. Embarcou então num projecto com a Ashoka e aprofundou a sua investigação nesta área. Conquistado pela história, pelos valores e pela missão de Siel Bleu, Manish conheceu Jean-Daniel, um dos dois fundadores de Siel Bleu. Foi assim que começou a aventura Siel Bleu Índia.

Desenvolvimento

Desde o início, a Siel Bleu India esforça-se por se tornar independente e autónoma. Os primeiros beneficiários procurados são sobretudo aqueles que podem pagar as suas sessões. Atualmente, trabalham com dois grupos principais: os idosos, que encontram em comunidades residenciais, lares de terceira idade, residências assistidas, mas também os seus trabalhadores com Siel Bleu no trabalho.

O nosso plano e visão a longo prazo é que a Siel Bleu India se torne auto-sustentável na Índia e que os lucros gerados sejam doados aos  mais carenciados, que vivem em lares de idosos e que não têm acesso a infra-estruturas básicas, alimentação, vestuário e atividade física adaptada. Gostaríamos de ajudar estas pessoas.

Actualmente, a Siel Bleu India trabalha sobretudo em Bangalore, numa base presencial, e gostaria, através de outras parcerias, de lançar programas noutras cidades através de sessões em linha.

• Comunidades residenciais
  • Residências assistidas
  • Empresas

Os seus programas em prática:

• Programa de prevenção de quedas
  • Siel Bleu em ação
  • Siel Bleu em casa (online)
  • Teste de aptidão física
  • Auditoria de segurança doméstica

Siel Bleu India hoje é

• 10 sessões por semana
  • 4 profissionais
  • 50 participantes por semana

O seu pequeno toque extra

Na Índia, a boa forma física ainda é considerada um luxo.

Por conseguinte, embora os nossos números pareçam baixos neste momento, estamos confiantes de que, através da sensibilização para a importância da Actividade Física Adaptada e do seu impacto na vida quotidiana, estes números aumentarão exponencialmente.

Então, quer começar?

Conceção e referenciação do sítio Web por Simplébo